5 tendências do mundo corporativo
1 - Mensagens em tempo real no local de trabalho
Um item essencial para a vantagem competitiva e maior retorno financeiro das empresas será aproveitar o tempo hábil no local de trabalho. Para tal, formalidades adotadas no e-mail, por exemplo, tendem a desaparecer para que haja uma comunicação mais fluída, usando as soluções em comunicações móveis para dar suporte à maior agilidade na troca de informações.
2 – Business Inteligence
É esperado que no próximo ano as ações de business inteligence sejam mais voltadas aos funcionários. Usadas normalmente para otimização de desempenho e alocação de recursos em maior escala, as plataformas de BI normalmente não incluem as contribuições individuais dos funcionários e é esperado que elas possam chegar a esse nível mais granular do planejamento estratégico.
3 - Soluções intuitivas
Empresas devem ouvir mais seus funcionários, em particular os voltados para as áreas móveis, para determinar as melhores soluções na gestão, priorizando aquelas mais simples e com ferramentas mais leves. Ouvindo os funcionários as empresas possuem mais chances de implantar soluções mais eficientes para as necessidades do empregado e que tornem o trabalho mais agradável e eficiente. Isso também deve influenciar a predominância de fornecedores de soluções intuitivas.
4 - Menor tempo de treinamento em TI
O tempo gasto para treinar funcionários para o uso de soluções em TI será cada vez menor. Serão privilegiadas as alternativas que sejam de fácil implementação e mais familiares aos funcionários. Dessa forma as novas soluções necessitaram de menos tempo para serem postas em prática pela equipe, agregando mais valor ao serem facilmente manejadas pelos empregados.
5 – Trabalho colaborativo
As empresas estarão mais propensas a soluções que permitam que os funcionários trabalhem de forma colaborativa, ajudando uns aos outros nas soluções de problemas. A comunicação mais simples vai ajudar a ser posto em prática um compartilhamento mais fácil de conhecimentos, sem a necessidade de vias formais, como o e-mail. Esse relacionamento irá também melhorar a satisfação dos empregados no ambiente de trabalho.